Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Amphibia (ZUFMS-AMP)

Ocorrência
Versão mais recente published by Universidade Federal de Mato Grosso do Sul on dez. 27, 2023 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Início:
Link
Publication date:
27 de dezembro de 2023
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 13.702 registros em Portuguese (494 KB) - Frequência de atualização: quando necessário
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (14 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (9 KB)

Descrição

Espécimes coletados, em sua maioria, em Mato Grosso do Sul. Os exemplares estão depositados na ZUFMS, em Campo Grande, MS, Brasil.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 13.702 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Crustacea (ZUFMS-CRU). Online at https://inbio.ufms.br/zufms/acervo-online/ and https://doi.org/10.15468/wahc6e, released on 2017-08-15.

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 6a1267c2-eae0-404f-a827-6dc27b3e1ba2.  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Thomaz Ricardo Favreto Sinani
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Laboratory Technician
UFMS
Avenida Costa e Silva, s/n
79070900 Campo Grande
MS
BR
+556733457202
Francisco Severo Neto
  • Ponto De Contato
Laboratory Technician
UFMS
Avenida Costa e Silva, s/n
79070900 Campo Grande
MS
BR
+556733457202
Liliana Piatti
  • Ponto De Contato
Biologist
UFMS
Avenida Costa e Silva, s/n
79070900 Campo Grande
MS
BR
+556733457202
Ramon José Correa Luciano de Mello
  • Ponto De Contato
Director
UFMS
Avenida Costa e Silva, s/n
79070900 Campo Grande
MS
BR
+556733457309
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Institution
UFMS
Avenida Costa e Silva, s/n
79070900 Campo Grande
MS
BR

Cobertura Geográfica

Brasil, abrangendo principalmente Pantanal, Chaco e Cerrado

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-44,34, -83,672], Norte Leste [12,211, -33,047]

Cobertura Taxonômica

A Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ZUFMS), conhecida pelo nome simplificado "Coleção ZUFMS" foi instalada no campus da UFMS de Campo Grande em 1991 em decorrência de um projeto intitulado “Levantamento Preliminar da Fauna da Região do Passo do Lontra, Pantanal do Miranda/Abobral, MS”, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do extinto Departamento de Biologia da UFMS. Inicialmente foi considerada apenas como uma coleção de referência e regional, mas hoje é fiel depositária de materiais-tipo de diversos estados e países. Atualmente, a ZUFMS conta com espécimes provenientes de Mato Grosso do Sul e outros Estados do Brasil, bem como Argentina e Paraguai, e abrange os domínios Pantanal, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica. Está representada por peixes, anfíbios, répteis, mamíferos, crustáceos, aracnídeos, insetos e moluscos, totalizando cerca de 100 mil exemplares. A Coleção ZUFMS está subdividida em 42 seções (geralmente agrupadas por ordens ou classes, ex. ZUFMS-AMP). A coleção de Amphibia da ZUFMS (ZUFMS-AMP) possui um acervo de cerca de 8 mil espécimes provenientes de 14 estados brasileiros e Argentina, além de parátipos e holótipos. Grande parte do acervo iniciou-se com as coletas realizadas em Mato Grosso do Sul pelo Prof. Masao Uetanabaro, doação da Coleção Herpetológica Prof. Arlindo Figueiredo Béda (CHAFB) e Coleção Herpetológica de Corumbá (CEUCH). Atualmente, a ZUFMS recebe grande quantidade de exemplares de projetos ligados aos seguintes laboratórios, em Campo Grande: Mapinguari, Herpetologia, Parasitologia Animal e Laboratório de Zoologia de Corumbá.

Class Amphibia (anfíbios)

Cobertura Temporal

Período de Formação 1991-atual

Dados de Coleção

Nome da Coleção Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Amphibia
Identificador da Coleção AMP
Identificador da Coleção Parental ZUFMS
Métodos de preservação do espécime Álcool
Unidades de Curadoria Entre 1 e 1 indivíduo ,  Entre 1 e 200 lote de girinos

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos 6a1267c2-eae0-404f-a827-6dc27b3e1ba2
https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=zufmsamp