Coleção de Anfíbios do Museu Nacional (MNRJ)

Ocorrência
Versão mais recente published by Museu Nacional / UFRJ on dez. 11, 2023 Museu Nacional / UFRJ
Início:
Link
Publication date:
11 de dezembro de 2023
Published by:
Museu Nacional / UFRJ
Licença:

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 50.566 registros em Portuguese (1 MB) - Frequência de atualização: desconhecido
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (14 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (10 KB)

Descrição

As coleções científicas do Museu Nacional iniciaram-se no século XIX, reunindo o mais importante acervo de História Natural da América Latina. Trabalharam nas coleções do Museu Nacional herpetólogos ilustres como Antonio Pizarro, Adolpho Lutz, Alípio de Miranda Ribeiro, Bertha Lutz e Antenor Leitão de Carvalho. O Setor de Herpetologia abriga as coleções herpetológicas atualmente mais consultadas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação no âmbito da América Latina com uma média de 65 visitantes e 110 empréstimos por ano. Atualmente a coleção de anfíbios conta com mais de 90.000 exemplares devidamente catalogados, sendo o segundo maior acervo da América Latina e a coleção mais representativa em número de espécies e exemplares tipo da América do Sul.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 41.163 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Herpetologia, Museu Nacional, UFRJ (2014). Catálogo de exemplares de anfíbios depositados na coleção do Museu Nacional, UFRJ (atualizado em 10/fevereiro/2017).

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Museu Nacional / UFRJ. This [Coleção de Anfíbios do Museu Nacional (MNRJ)] is made available under the Open Data Commons Attribution License: http://www.opendatacommons.org/licenses/by/1.0/.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Marcos Bilate
  • Originador
Pesquisador Associado
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Setor de Herpetologia, Quinta da Boa Vista s/n, São Cristovão
20940-040 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
BR
55 21 3938-1196
Pedro Pinna
  • Provedor Dos Metadados
Gerente de Coleções
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Setor de Herpetologia, Quinta da Boa Vista s/n, São Cristovão
20940-040 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
BR
55 21 3938-1196
José Pombal
  • Ponto De Contato
Curador
Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Setor de Herpetologia, Quinta da Boa Vista s/n, São Cristovão
20940-040 Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
BR
55 21 3938-1196

Cobertura Geográfica

A coleção de Anfíbios do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro abriga exemplares da fauna mundial, com foco principalmente na região Neotropical.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-90, -180], Norte Leste [90, 180]

Cobertura Taxonômica

A coleção de Anfíbios do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro abriga cerca de 90.000 exemplares dos quais grande parte pertence a ordem Anura, contendo também alguns representantes das ordens Gymnophiona e Caudata.

Ordem Anura, Gymnophiona, Caudata

Cobertura Temporal

Período de Formação 1900

Dados Sobre o Projeto

Nenhuma descrição disponível

Título Informatização e disponibilização pública dos dados referentes às coleções herpetológicas do Museu Nacional
Financiamento Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Descrição do Design Informatizar e disponibilizar os dados referentes a cerca de 40 mil exemplares dos acervos das coleções de Anfíbios e Répteis do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O pessoal envolvido no projeto:

José Pombal
  • Curador

Métodos de Amostragem

Exemplares são coletados principalmente por meio de busca ativa, comumente guiada por som (no caso de machos adultos que estejam vocalizando). Adicionalmente são utilizadas armadilhas de interceptação e queda ("pitfall") e/ou métodos de padronização da amostragem como, por exemplo, transectos e quadrantes. Frequentemente são recebidos exemplares encontrados ocasionalmente pela população local.

Área de Estudo Desde a formação da coleção no século XIX, diversos pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação realizam coletas em diferentes regiões do Brasil a fim de incorporar material à coleção. Através de permutas e parcerias com instituições extrangeiras, busca-se complementar a abrangência da coleção em relação a espécies exóticas.

Descrição dos passos do método:

  1. Os dados dos exemplares são escritos manualmente em livros tombo que, posteriormente são fotografados. As fotos são utilizadas como fonte para a digitalização dos dados em planilhas do software Excel.

Dados de Coleção

Nome da Coleção Coleção de Anfíbios, Museu Nacional, UFRJ
Identificador da Coleção Coleção de Anfíbios, Museu Nacional, UFRJ
Identificador da Coleção Parental Not applicable

Metadados Adicionais

Os dados de cada exemplar não são necessariamente disponibilizados em sua totalidade. As identificações contidas na presente base de dados são hipóteses. O Museu Nacional/UFRJ não se responsabiliza pelo uso das mesmas sem a devida análise dos respectivos exemplares testemunho.

Propósito Aprimorar as atividades de curadoria das coleções herpetológicas do Museu Nacional, UFRJ, restaurando e modernizando os acervos, com vistas a qualificar esta importante coleção científica para que ela possa servir melhor a comunidade científica e a sociedade como um todo.
Identificadores alternativos 8fb323c2-6e8e-47d5-bdc2-c8f7b0f26405
https://ipt.sibbr.gov.br/mnrj/resource?r=mnrj_amphibia