Ocorrência

Coleção de Herpetologia do Museu de História Natural do Capão da Imbuia

Versão mais recente publicado por Museu de História Natural Capão da Imbuia em 30 de Novembro de 2023 Museu de História Natural Capão da Imbuia
Publication date:
30 de Novembro de 2023
License:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 18.638 registros em English (758 KB) - Frequência de atualização: desconhecido
Metadados como um arquivo EML download em English (21 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em English (8 KB)

Descrição

A coleção herpetológica do MHNCI pode ser considerada uma coleção jovem. A despeito de mais de um século de história da instituição, o acervo de répteis e anfíbios não representava mais do que um incipiente depositório de material até o início da década de 80, contando até aquela data com cerca de 300 exemplares tombados. Foi somente a partir de 1983 que ocorreu o desenvolvimento do acervo de répteis e anfíbios, concomitantemente ao início de atividades de pesquisa com esses grupos, desenvolvidas à época por estagiários sem vínculo empregatício. O grande impulso para o desenvolvimento do acervo acima citado foi, no entanto, o convênio firmado com o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) da Secretaria de Estado da Saúde, na medida em que esse Centro passou a receber (e posteriormente repassar ao Museu) material herpetológico oriundo de todas as regiões do Estado do Paraná (principalmente serpentes), com o objetivo primeiro de produzir soros antiofídicos. Esse material, recebido entre 1984 e 1997, somado a vários exemplares oriundos de diversos trabalhos de levantamentos e resgates de fauna conduzidos por pesquisadores da instituição, bem como coletas de terceiros, veio a compor o melhor acervo herpetológico existente do Estado do Paraná. Esta coleção conta atualmente com cerca de 12 mil répteis, dos quais mais de 90% é constituído de serpentes e cerca de 4 mil anfíbios, em sua grande maioria anuros. A maior parte dos exemplares encontra-se conservada em álcool, mas existe também uma pequena parcela de exemplares conservados em via seca (constando basicamente de peles abertas e taxidermes de crocodilianos, lagartos e quelônios de médio a grande porte). Completam o acervo coleções anatômicas especiais: hemipênis de Squamata, crânios preparados a seco e diafanizados e conteúdos estomacais de exemplares dissecados.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 18.638 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Coleção de Herpetologia do Museu de História Natural do Capão da Imbuia. Museu de Historia Natural Capao da Imbuia. Dataset/Occurrence. https://ipt.sibbr.gov.br/taxonline/resource?r=herpetologia_mhnci_01&amp

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Museu de História Natural Capão da Imbuia. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: e1132c4a-29ff-47cc-b184-bd560af6cda0.  Museu de História Natural Capão da Imbuia publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence

Contatos

Antenor Silva Junior
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curador Geral
Museu de História Natural Capão da Imbuia
R. Prof. Nivaldo Braga, 1369 - Capão da Imbuia
82810-080 Curitiba
Paraná
BR
(41) 3313-5480
Julio Cesar de Moura Leite
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Responsável técnico
Museu de História Natural Capão da Imbuia
R. Prof. Nivaldo Braga, 1369 - Capão da Imbuia
82810-080 Curitiba
Paraná
BR
(41) 3313-5482
Herpetologia MHNCI

Cobertura Geográfica

Brasil

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-90, -180], Norte Leste [90, 180]

Dados Sobre o Projeto

Nenhuma descrição disponível

Título Filling taxonomic and geographic gaps in open data by strengthening skills of the Brazilian zoological collections network
Identificador CESP2021-008

O pessoal envolvido no projeto:

Luciane Marinoni
  • Proprietário

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos e1132c4a-29ff-47cc-b184-bd560af6cda0
https://ipt.sibbr.gov.br/taxonline/resource?r=herpetologia_mhnci_01