Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso | Setor de Entomologia (CEMT) - Scarabaeoidea

Ocorrência
Versão 1.0 published by Universidade Federal do Mato Grosso on nov. 18, 2017 Universidade Federal do Mato Grosso
Publication date:
18 de novembro de 2017
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 25.541 registros em English (499 KB)  - Frequência de atualização: desconhecido
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (8 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (9 KB)

Descrição

O Setor de Entomologia da Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso (CEMT), localizada em Cuiabá-MT, foi criado oficialmente em 1987, com o objetivo de ser uma coleção de abrangência regional. Em 2008 a CEMT iniciou um processo de transformação em uma coleção de referência da superfamília Scarabaeoidea, deixando de ser uma coleção regional, para tornar-se uma coleção de relevância nacional e internacional, com alta produtividade em taxonomia e avanços significativos em técnicas de curadoria e organização seguindo padrões internacionais.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 25.541 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Lembre-se, esta é uma versão antiga do dataset.  Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Vaz-de-Mello F (2017): Coleção Zoológica da Universidade Federal de Mato Grosso | Setor de Entomologia (CEMT) - Scarabaeoidea. v1.0. Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. Dataset/Occurrence. https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=scarabaeoidea&v=1.0

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Universidade Federal do Mato Grosso. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Coleoptera; Scarabaeoidea; Neuroptera; Scarabaeidae; Geotrupidae; Melolonthidae; Staphylinidae; Histeridae

Contatos

Fernando Vaz-de-Mello
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Professor associado
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Departamento de Biologia e Zoologia
Av. Fernando Correa da Costa, 2367. Boa Esperança
78060-900 Cuiabá
Mato Grosso
BR
Dr. Fernando Vaz de Mello

Cobertura Geográfica

A Coleção é de abrangência mundial, contendo espécimes provenientes de mais de 120 países em todos os continentes, e incluindo ilhas subantárticas. O conjunto de dados já disponíveis contém uma ampla abrangência geográfica, podendo-se dizer que é de âmbito mundial. Os exemplares já em base de dados pertencem a 36 países, distribuídos em cinco continentes, África, América, Ásia, Europa e Oceania; entretanto a maioria dos registros (96%) é da América do sul. Enquanto à América do Sul, está representada com exemplares de 12 países, dos quais Brasil contém a maioria (94%) dos registros deste subcontinente, de 26 estados brasileiros.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-90, -180], Norte Leste [90, -180]

Cobertura Taxonômica

A coleção inclui espécimes de 126 famílias de Coleoptera e de todas as ordens de insetos mantidas a seco. Quanto à superfamília Scarabaeoidea há cerca de 6000 espécies identificadas em nível específico representadas. Já preparados há mais de 300 mil espécimes (Coleoptera de 126 diferentes famílias [especialmente Scarabaeoidea, Staphylinidae, Tenebrionidae, Meloidae, Carabidae, Buprestidae e Histeridae), Scarabaeoidea com cerca de 6000 espécies (aprox. 100 mil indivíduos) em nível específico, 100% dos demais (ca. 150 mil espécimes) em nível genérico], outros insetos: cerca de 150 famílias); em preparação: cerca de 4 milhões de espécimes (de várias ordens de insetos, mas muito especialmente e identificados em nível genérico ou específico Coleoptera da superfamília Scarabaeoidea, Histeridae e Staphylinidae, e Neuroptera). O conjunto de dados já planilhados está representado por exemplares das famílias Scarabaeidae e Geotrupidae, conta com representates de 51 gêneros e 388 espécies. Familias = 2 Generos = 51 Especies (con epíteto específico) = 388 Numero de registos identificados a especie = 21310 Numero de registos identificados como aff., sp, etc... = 4241 Numero de registros identificados apenas a genero = 4255

Superfamília Scarabaeoidea

Cobertura Temporal

Período de Formação ca. 1900 até o presente

Metadados Adicionais