Inventário florístico de 20 parcelas permanentes estabelecidas em áreas de savana do norte da Amazônia brasileira

Ocorrência
Versão mais recente published by Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA on nov. 25, 2019 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Publication date:
25 de novembro de 2019
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 537 registros em English (18 KB) - Frequência de atualização: irregular
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (11 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (12 KB)

Descrição

Inventário florístico realizado pelo Grupo de Pesquisa "Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais da Savana de Roraima", vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em 20 parcelas permanentes estabelecidas em dois módulos de savana do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Núcleo de Roraima. O levantamento foi realizado entre 2012/2013 e baseado em observações diretas ao longo do transecto central de cada parcela. Todos os indivíduos observados foram categorizados por formas de vida (árvore, arbusto, sub-arbusto e ervas) e habitats definidos por diferentes restrições hidro-edáficas.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 537 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Araújo M A M, Barbosa R I, Rocha A E (2017): Inventário florístico de 20 parcelas permanentes estabelecidas em áreas de savana do norte da Amazônia brasileira. v1.8. Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. Dataset/Occurrence. https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=savana_floristica&v=1.8

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: bf4641a7-a856-4061-8746-43a9e26db0cb.  Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Amazonian savanna; floristic survey; species richness; environmental determinant; plant community; Observation

Contatos

Maria Aparecida Moura Araújo
  • Originador
  • Ponto De Contato
MSc
UFRR - Escola Agrotécnica
Boa Vista
Roraima
BR
Reinaldo Imbrozio Barbosa
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
Dr.
INPA - Núcleo de Roraima
Boa Vista
Roraima
BR
Antônio Elielson Rocha
  • Originador
  • Ponto De Contato
Dr.
MPEG
Belém
Pará
BR

Cobertura Geográfica

O estudo foi realizado em 20 parcelas permanentes distribuídas em dois módulos de savana do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), gerenciado pelo governo brasileiro através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (https://ppbio.inpa.gov.br/). Os dois módulos ficam situados no município de Boa Vista, Roraima: (i) Campus do Cauamé, região do Monte Cristo (MC), pertecente à UFRR (498 ha) e (ii) Campo Experimental Água Boa (AB), pertence à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Roraima (616 ha).

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [2,6, -60,9], Norte Leste [2,9, -60,7]

Cobertura Temporal

Data Inicial / Data final 2012-10-15 / 2013-11-15

Métodos de Amostragem

As 20 parcelas permanentes representam as amostras do inventário florísto. Cada parcela possuí comprimento de 250 m e segue obrigatoriamente a curva de nível delimitada pelo ponto inicial de cada uma delas. Essa configuração é padrão no PPBio e tem por objetivo minimizar a variação nos fatores abióticos que afetam as diferentes comunidades biológicas investigadas. O inventário florístico foi realizado com base no hábito das plantas (ervas, subarbustos, arbustos e árvores). O levantamento das plantas herbáceas e subarbustivas foi realizado em uma faixa de largura de 2 m (1 m de cada lado da linha central da parcela), enquanto as plantas do estrato arbóreo-arbustivo foram inventariadas em uma faixa de 10 m (5 de cada lado da linha central da parcela).

Área de Estudo O estudo foi realizado em 20 parcelas permanentes distribuídas em dois módulos de pesquisa do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio -https://ppbio.inpa.gov.br/), situados no município de Boa Vista, Roraima, norte da Amazônia brasileira: (i) Campus do Cauamé, região do Monte Cristo (MC): pertence à Universidade Federal de Roraima – UFRR (498 ha) - 02º 38’ 07” N a 02º 40’ 11” N / 60º 49’ 25” W a 60º 52’ 28” W; e (ii) Campo Experimental Água Boa (AB): pertence à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Roraima (616 ha) - 02º 51’ 49” N a 02º 53’ 06” N / 60º 44’ 14” W a 60º 42’ 27” W). A vegetação de ambos os módulos é tipicamente de savana, variando de campo graminoso à savana parque.
Controle de Qualidade Todos os indivíduos observados em campo foram morfotipados em campo, sendo coletados e posteriormente enviados aos Herbários da UFRR e do MPEG para identificação e depósito legal.

Descrição dos passos do método:

  1. Os nomes científicos das espécies identificadas foram corrigidos pelos sistemas de busca do (i) Herbário Virtual do Projeto REFLORA (Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira - http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/PrincipalUC/PrincipalUC.do?lingua=pt) e (ii) do The Plant List (http://www.theplantlist.org/). As circunscrições para as famílias seguiram a classificação do APG III (2009).

Dados de Coleção

Nome da Coleção Florística dos módulos de savana do PPBio/Roraima
Identificador da Coleção Not applicable
Identificador da Coleção Parental Not applicable

Citações bibliográficas

  1. Araújo, M.A.M.; Rocha, A.E.; Miranda, I.S.; Barbosa, R.I. 2017. Hydro-edaphic conditions defining richness and species composition in savanna areas of the northern Brazilian Amazonia. Biodiversity Data Journal, 5: e13829. https://bdj.pensoft.net/article/13829/list/11/

Metadados Adicionais

Propósito Esse conjunto de dados está associado à dissertação de mestrado de Maria Aparecida de Moura Araújo (FATORES EDÁFICOS DETERMINANDO COMPOSIÇÃO, RIQUEZA E COBERTURA DE PLANTAS NA SAVANA DE RORAIMA), defendida em agosto/2014 pelo PRONAT/UFRR, Boa Vista, Roraima.
Identificadores alternativos bf4641a7-a856-4061-8746-43a9e26db0cb
https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=savana_floristica