Monitoramento de Fauna do Projeto Rede de Vigilância de Vírus (Previr). Observatório Pantantal Morcegos MT-2

Ocorrência
Versão mais recente published by Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr on mar. 14, 2022 Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr
Publication date:
14 de março de 2022
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 2.366 registros em English (66 KB) - Frequência de atualização: desconhecido
Metadados como um arquivo EML download em English (6 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em English (7 KB)

Descrição

A Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica de Coronavírus SARS-COV-2 e outros Patógenos Emergentes em Morcegos, Aves e outros Reservatórios Silvestres (PREVIR-MCTI) tem como objetivo detectar e analisar vírus com potencial de emergência para humanos em animais silvestres, em diferentes regiões brasileiras (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Litoral, Lagoa do Peixe e Extremo Sul do País). Estes dados são referentes a pesquisa de aves no Pantanal no estado do Mato Grosso pelo grupo da UFMT. As aves foram capturadas com redes de neblina, sendo utilizadas 15 redes (malha 36 mm e 3,5 m de altura e 10 m de comprimento) que ficaram abertas das 06: 00 hs as 10: 00 hs da manhã, de três a cinco dias consecutivos. Em alguns casos, foi necessário fechar as redes antes do horário previsto, devido a grande quantidade de bichos capturados nas primeiras revisões do dia, então para evitar o stress desses animais já capturados foi necessário fechar as redes. As espécies capturadas foram marcadas com anilhas coloridas e em seguida foram mensurados os dados biométricos, sendo as medidas de peso (massa corpórea) e comprimento total consideradas medidas obrigatórias. Para a realização da biometria foram utilizados paquímetros de alumínio (milímetros), régua metálica e dinamômetro de mão de 100, 300 e 500 gramas.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 2.366 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Batista Pinho J, da Rosa Bueno E (2022): Monitoramento de Fauna do Projeto Rede de Vigilância de Vírus (Previr). Observatório Pantantal Morcegos MT-2. v1.0. Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. Dataset/Occurrence. https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=mcti_previr_mt_02&v=1.0

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Occurrence

Contatos

João Batista Pinho
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Coordenador MT-2
Universidade Federal do Mato Grosso
Cuiabá
Elaine da Rosa Bueno
  • Ponto De Contato
Pesquisador MT-2
Universidade Federal do Mato Grosso
Cuiabá
BR
Elaine da Rosa Bueno
  • Ponto De Contato
Pesquiador
Universidade Federal do Mato Grosso
Cuiabá
BR
SiBBr Brasil

Metadados Adicionais