Monitoramento de fauna da Rede Nacional de Vigilância de vírus em animais silvestres (PREVIR-MCTI). Observatório de Morcegos no Pantanal (MT-1)

Ocorrência
Versão mais recente published by Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr on mar. 14, 2022 Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr
Publication date:
14 de março de 2022
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 3.101 registros em English (79 KB) - Frequência de atualização: desconhecido
Metadados como um arquivo EML download em English (9 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em English (8 KB)

Descrição

A Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica de Coronavírus SARS-COV-2 e outros Patógenos Emergentes em Morcegos, Aves e outros Reservatórios Silvestres (PREVIR-MCTI) tem como objetivo detectar e analisar vírus com potencial de emergência para humanos em animais silvestres, em diferentes regiões brasileiras (Amazônia, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Litoral, Lagoa do Peixe e Extremo Sul do País). Estes dados são referentes a pesquisa de morcegos no Pantanal no estado do Mato Grosso pelo grupo da UFMT/INPP. As amostragens dos morcegos foram realizadas através de métodos de captura por rede de neblina e busca ativa com auxílio de puçá, amostrando áreas residenciais, casas abandonadas, pontes, oco de arvores e tablados de pesca nos quais foram detectados abrigos de morcegos. O método de coleta foi definido de acordo com a particularidade de cada ambiente, locais onde foram detectados grande número de morcegos foram utilizadas as duas técnicas para maior sucesso de captura.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 3.101 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Borges Semedo Fernandes T, Vieira Rossi R, Saldanha da Silva J (2021): Monitoramento de fauna da Rede Nacional de Vigilância de vírus em animais silvestres (PREVIR-MCTI). Observatório de Morcegos no Pantanal (MT-1). v1.2. Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. Dataset/Occurrence. https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=mcti_previr_mt_01&v=1.2

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Occurrence

Contatos

Thiago Borges Semedo Fernandes
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Coordenador MT-1
Insituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP)
Cuiabá
Rogério Vieira Rossi
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Pesquisador MT-1
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Cuiabá
Juliane Saldanha da Silva
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Pesquisador MT-1
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Cuiabá
SiBBr Brasil

Cobertura Geográfica

Área de amostragem no Pantanal.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-32,027, -57,041], Norte Leste [-13,753, -46,494]

Métodos de Amostragem

Os métodos de captura são por rede de neblina e busca ativa com auxílio de puçá em áreas residenciais, casas abandonadas, pontes, oco de arvores e tablados de pesca nos quais foram detectados abrigos de morcegos.

Área de Estudo As amostragens dos morcegos foram realizadas em diversas localidades no Bioma Pantanal.

Descrição dos passos do método:

  1. O método de coleta foi definido de acordo com a particularidade de cada ambiente, locais onde foram detectados grande número de morcegos foram utilizadas as duas técnicas para maior sucesso de captura.

Metadados Adicionais