Coleção de Vertebrados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Lissamphibia

Ocorrência
Versão mais recente published by Universidade Federal do Mato Grosso on nov. 27, 2023 Universidade Federal do Mato Grosso
Publication date:
27 de novembro de 2023
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 18.173 registros em Portuguese (575 KB) - Frequência de atualização: desconhecido
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (15 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (11 KB)

Descrição

A Coleção Herpetológica do IB-UFMT (CHUFMT) guarda um acervo de quase 15.000 répteis e cerca de 20.000 anfíbios, em sua imensa maioria (cerca de 90%) provenientes de localidades do estado de Mato Grosso. Dentre os pouco mais de 3.500 exemplares com procedência de outros estados, predominam registros provenientes de localidades de estados do norte e do centro-oeste como Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, e Rondônia (ca. de 2.000 exemplares); não obstante, uma parcela de 1.500 espécimes corresponde a registros de outros estados da União (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins), que conferem à CHUFMT alguma representatividade, embora discreta, para além dos limites das regiões norte e, principalmente, centro-oeste. Atrelada à coleção tradicional de espécimes em via úmida da CHUFMT, existe também uma substancial coleção de tecidos com mais de 6.000 amostras tombadas e quantidade equivalente ainda aguardando catalogação. Sendo assim, reforça-se ainda mais o papel da CHUFMT como fonte incontornável de dados na abordagem da herpetofauna do centro-oeste do Brasil e da região central da América do Sul, o que se reflete na grande procura do acervo por parte da comunidade científica do Brasil e do exterior. Apenas no ano de 2013, foram encaminhados à curadoria do setor cerca de 40 solicitações de empréstimo de espécimes e doação de amostras de tecidos, das quais apenas 20 puderam ser atendidas com base na mão-de-obra operacional disponível para os trâmites. É neste cenário que fica patente a falta de apoio técnico, especialmente no tocante à organização e ao manejo das coleções de tecidos, já que boa parte da demanda de uso da coleção herpetológica se refere a amostras dessa natureza.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 18.173 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Franco Curcio F (2023). Coleção de Vertebrados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Lissamphibia. Version 1.2. Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. Occurrence dataset. https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=lissamphibia&v=1.2

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Universidade Federal do Mato Grosso. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Lissamphibia; ANURA; Allophrynidae; Aromobatidae; Brachycephalidae; Bufonidae; Centrolenidae; Ceratophryidae; Craugastoridae; Cycloramphidae; Dendrobatidae; Hylidae; Hylodidae; Leiuperidae; Leptodactylidae; Microhylidae; Pipidae; Ranidae; Strabomantidae. GYMNOPHIONA; Caeciliidae; Rhinatrematidae; Siphonopidae. URODELA; Plethodontidae; Occurrence

Contatos

Felipe Franco Curcio
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Professor Adjunto II
Universidade Federal de Mato Grosso- Depto. De Biologia e Zoologia, Instituto de Biociências, Laboratório de Coleções
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança
Cuiabá
Mato Grosso/Centro-Oeste
BR
Dr. Felipe Curcio

Cobertura Geográfica

A grande maioria do material da coleções (cerca de 80%) compreende espécimes provenientes do perímetro político do estado de Mato Grosso, enquanto que os restantes inclui uma porção majoritária de exemplares provenientes de estados limítrofes do país (Rondônia, Mato Grosso do Sul, Amazonas) e registros pontuais de outras regiões do país (e.g., São Paulo). Sendo assim, a coleção tratada aqui é muito relevantes na amostragem do Centro-Oeste do Brasil e, por conseguinte, da região central da América do Sul.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-32,25, -74,531], Norte Leste [4,916, -34,102]

Cobertura Taxonômica

A coleção de anfíbios inclui cerca de 228 espécies das ordens Anura (17 famílias, 69 gêneros e 211 espécies) Gymnophiona (duas famílias, quatro gêneros e sete espécies) e Urodela (uma família, um gênero e uma espécie). Cobertura taxonômica do acervo de anfíbios da Coleção Herpetológica do IBUFMT ANURA: Allophrynidae Aromobatidae Brachycephalidae Bufonidae Centrolenidae Ceratophryidae Craugastoridae Cycloramphidae Dendrobatidae Hylidae Hylodidae Leiuperidae Leptodactylidae Microhylidae Pipidae Ranidae Strabomantidae ___________ GYMNOPHIONA: Caeciliidae Rhinatrematidae Siphonopidae

Ordem Anura, Caudata, Gymnophiona

Cobertura Temporal

Data Inicial 1986-01-01

Dados de Coleção

Nome da Coleção Coleção de Vertebrados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Lissamphibia
Métodos de preservação do espécime Álcool,  Seco

Metadados Adicionais