Projeto Conexão Mata Atlântica - Monitoramento Ecossistêmico - Fauna e Flora - Minas Gerais - Campanha 03

Occurrence
Latest version published by Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr on Jun 28, 2022 Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr
Home:
Link
Publication date:
28 June 2022
License:
CC-BY 4.0

Download the latest version of this resource data as a Darwin Core Archive (DwC-A) or the resource metadata as EML or RTF:

Data as a DwC-A file download 573 records in Portuguese (27 KB) - Update frequency: other maintenance period
Metadata as an EML file download in Portuguese (18 KB)
Metadata as an RTF file download in Portuguese (16 KB)

Description

Projeto Conexão Mata Atlântica - Monitoramento Ecossistêmico - Fauna e Flora - Minas Gerais - Campanha 03 (2022). O Projeto Conexão Mata Atlântica - Recuperação de Serviços de Clima e Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira - é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e dos governos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com apoio técnico e financeiro do GEF/BID. Tem como objetivo recuperar e preservar serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e captura de carbono da floresta, a partir de uma abordagem de manejo sustentável da paisagem na região da bacia do rio Paraíba do Sul. Atua na promoção de atividades de restauração ecológica de florestas nativas e regeneração natural, com benefícios de captura e manutenção de estoques de carbono relacionados ao uso da terra, mudança do uso do solo e silvicultura, para incremento da biodiversidade.

Data Records

The data in this occurrence resource has been published as a Darwin Core Archive (DwC-A), which is a standardized format for sharing biodiversity data as a set of one or more data tables. The core data table contains 573 records.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versions

The table below shows only published versions of the resource that are publicly accessible.

How to cite

Researchers should cite this work as follows:

MCTI (2022): Projeto Conexão Mata Atlântica - Monitoramento Ecossistêmico - Fauna e Flora - Minas Gerais - Campanha 03. v1. Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. Dataset/Occurrence. https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=conexao_mg_03&v=1.0

Rights

Researchers should respect the following rights statement:

The publisher and rights holder of this work is Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0) License.

GBIF Registration

This resource has not been registered with GBIF

Keywords

Occurrence; Observation

Contacts

Cecília R Vieira
  • Metadata Provider
  • Originator
  • Point Of Contact
Especialista (Ciências Biológicas)
GEF/BID/MCTI
Coordenação Geral de Ciência para Biodiversidade — CGBI, Departamento de Ciências da Natureza — DECIN, Secretaria de Pesquisa e Formação Científica — SEPEF, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações — MCTI, Esplanada dos Ministérios – Bloco E – 2º andar – Sala 282
70.067-900 Brasília
Distrito Federal
BR
+556120238067

Geographic Coverage

Bacia do Rio Paraíba do Sul MG: Juiz de Fora, Ubá, Muriaé

Bounding Coordinates South West [-24.247, -47.043], North East [-20.592, -41.704]

Taxonomic Coverage

Fauna: aves, abelhas, vespas, borboletas frugívoras, macrofauna edáfica (Annelida, Aranae, Blattodea, Chilopoda, Coleoptera, Dermaptera, Diplopoda, Diptera, Formicidae, outros Hymenoptera, Gastropoda, Hemiptera, Isopoda, Isoptera, Oligochaeta, Scorpiones), médios e grandes mamíferos.

Kingdom Animalia (Animais)

Flora: árvores, arbustos, herbáceas e epífitas.

Kingdom Plantae (Plantas)

Temporal Coverage

Start Date / End Date 2022-02-08 / 2022-03-07

Project Data

Além de garantir a produção dos alimentos que chegam à nossa mesa, produtores rurais exercem papel fundamental na preservação da floresta e dos recursos naturais, indispensáveis para a sustentabilidade da vida no campo e na cidade. O projeto Conexão Mata Atlântica (Projeto de Recuperação e Proteção dos Serviços do Clima e da Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira) reconhece essa importante contribuição ao meio ambiente e beneficia, por meio do mecanismo financeiro de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), os proprietários rurais que adotam ações de conservação de floresta nativa, recuperam áreas degradadas e implementam práticas produtivas sustentáveis. A iniciativa une esforços do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e dos governos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O MCTI é responsável pela Unidade de Coordenação Central do Projeto (UCP), por meio da Coordenação-Geral de Biomas do Departamento de Programas de Desenvolvimento Científico da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SPEF), que possui entre suas atribuições o desenvolvimento do sistema de monitoramento e avaliação dos resultados do Conexão Mata Atlântica, além de definir o protocolo para estoques e emissões evitadas de gases de efeito estufa (GEE).

Title Projeto Conexão Mata Atlântica
Identifier https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/portal/
Funding Os recursos foram disponibilizados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF). A maior parte do recurso é destinada ao Pagamento de Serviços Ambientais. As ações do MCTI se concentram na coordenação, monitoramento e avaliação. São ainda investidos recursos em capacitação, além de esforços voltados ao aumento da eficácia e sustentabilidade de Unidades de Conservação. A contrapartida dos três estados (SP, RJ, MG) são aplicadas por meio de medidas compensatórias de recuperação florestal e investimentos em ações já desenvolvidas por outros programas.
Study Area Description O projeto atua prioritariamente na região da Bacia do Rio Paraíba do Sul que abrange três estados do corredor sudeste da Mata Atlântica (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). As práticas apoiadas ocorrem em nove áreas de intervenção, que foram definidas por cada estado a partir de prioridades estratégicas que visam conservas os recursos naturais e diminuir a degradação de áreas produtivas que são provedoras de serviços ambientais. A área do Projeto apresenta uma complexa realidade de usos e coberturas da terra que vão desde pastagens manejadas e degradadas, passando por extensas áreas de silvicultura até florestas avançadas ou em processo de regeneração.
Design Description As atividades estão voltadas a aumentar os estoques de carbono, promover a conservação de habitat necessário para a conservação da biodiversidade mediante a reconexão de fragmentos florestais, fortalecer a resiliência dos ecossistemas e fortalecer a capacitação institucional dos organismos públicos e privados que integram a rede de executores do Projeto. A estratégia de execução é organizada em 03 (três) componentes: Componente 1 - Fortalecimento da capacitação institucional para manejo e monitoramento dos estoques de carbono e da biodiversidade; Componente 2 - Incremento dos estoques de carbono na Bacia do Rio Paraíba do Sul (BRPS); Componente 3 - Incremento da efetividade e sustentabilidade financeira das unidades de conservação no Corredor Sudeste da Mata Atlântica do Brasil.

The personnel involved in the project:

Cecília R Vieira

Sampling Methods

Mamíferos de médio e grande porte: Busca ativa de espécimes e de vestígios por estação amostral por 4 hrs e dois dias consecutivos . Câmera-trap por estação amostral estabelecida nos ambientes florestais, armadas por três noites consecutivas por campanha de campo. Aves: Realização de censos auditivos e visuais ao longo de três dias em cada uma das estações amostrais, com amostragens de 10 minutos em cinco pontos estabelecidos ao longo de cada estação. Utilização de play-back para atração de espécies que necessitem confirmação. Abelhas: Três dias de coleta em cada estação amostral mediante a instalação de conjuntos de armadilhas pan-trap (15/tratamento). As armadilhas de cada conjunto (mínimo de três cores) são dispostas a uma distância de 3 metros umas das outras e contém solução de água, detergente e formol. Vespas: Três dias de coleta em cada estação amostral mediante a instalação de armadilhas de garrafa pet, estabelecidos a uma distância de 50 metros entre si (15/tratamento). As armadilhas são iscadas com banana fermentada e caldo de cana. Borboletas: Três dias de coleta em cada estação amostral mediante a instalação de armadilhas do tipo Van Someren-Rydon, implantadas ao longo de um transecto linear de 1 km (5/tratamento). As armadilhas são iscadas com banana fermentada e caldo de cana. Tratamentos: floresta pioneira, floresta secundária em estágio inicial, floresta secundária em estágio médio, pasto e pasto manejado.

Study Extent O monitoramento ecossistêmico no âmbito do Projeto Conexão Mata Atlântica inclui amostragens na Bacia do Rio Paraíba do Sul, em diferentes ambientes (floresta pioneira, floresta secundária em estágio inicial, floresta secundária em estágio médio, pasto e pasto manejado), de forma a gerar parâmetros passíveis de comparação ao longo do Corredor Sudeste da Mata Atlântica. Especificamente ocorre nos seguintes municípios na bacia do Rio Paraíba do Sul: MG: Juiz de Fora, Ubá, Muriaé RJ: Valença, Ipiabas SP: Cunha e São Luiz do Paraitinga

Method step description:

  1. Mamíferos de médio e grande porte: Busca ativa de espécimes e de vestígios por estação amostral por 4 hrs e dois dias consecutivos . Câmera-trap por estação amostral estabelecida nos ambientes florestais, armadas por três noites consecutivas por campanha de campo. Aves: Realização de censos auditivos e visuais ao longo de três dias em cada uma das estações amostrais, com amostragens de 10 minutos em cinco pontos estabelecidos ao longo de cada estação. Utilização de play-back para atração de espécies que necessitem confirmação. Abelhas: Três dias de coleta em cada estação amostral mediante a instalação de conjuntos de armadilhas pan-trap (15/tratamento). As armadilhas de cada conjunto (mínimo de três cores) são dispostas a uma distância de 3 metros umas das outras e contém solução de água, detergente e formol. Vespas: Três dias de coleta em cada estação amostral mediante a instalação de armadilhas de garrafa pet, estabelecidos a uma distância de 50 metros entre si (15/tratamento). As armadilhas são iscadas com banana fermentada e caldo de cana. Borboletas: Três dias de coleta em cada estação amostral mediante a instalação de armadilhas do tipo Van Someren-Rydon, implantadas ao longo de um transecto linear de 1 km (5/tratamento). As armadilhas são iscadas com banana fermentada e caldo de cana. Tratamentos: floresta pioneira, floresta secundária em estágio inicial, floresta secundária em estágio médio, pasto e pasto manejado.

Additional Metadata