Coleção Acarológica do Instituto Butantan (IBSP)

Ocorrência
Versão 1.0 published by Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr on nov. 18, 2017 Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr
Publication date:
18 de novembro de 2017
Licença:
CC-BY-NC 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 3.547 registros em Portuguese (115 KB)  - Frequência de atualização: desconhecido
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (8 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (9 KB)

Descrição

A coleção de ácaros do Instituto Butantan foi iniciada em 1931, no Laboratório de Parasitologia, pelo acarologista Dr. Flávio Oliveira Ribeiro da Fonseca, tendo sido responsável até 1963. Durante esse período, ele deixou uma contribuição de aproximadamente 80.000 exemplares. Além de sua dedicação aos ácaros, Flávio publicou muitos trabalhos nas áreas de protozoologia, entomologia médica e viroses, tendo um papel fundamental na produção de vacina contra a Febre Maculosa produzida no Instituto Até meados dos anos 70. Dentre os vários grupos de Acari, dedicou-se principalmente aos estudos dos ácaros Gamasida (= Mesostigmata), ectoparasitos de pequenos mamíferos silvestres, vetores de zoonoses e antropozoonoses (Fonseca 1932a,b, 1935/1936, 1938/1939, 1948) trabalhando em conjunto com o Serviço Nacional da Peste (Fonseca 1957/1958). Descreveu 4 gêneros e 28 espécies da família Laelapidae, 7 gêneros e 16 espécies de Macronyssidae, 6 espécies de Trombiculidae (Actinedida), 7 espécies de carrapatos (Ixodida) e 2 famílias: Dasyponyssidae e Ixodorhynchidae (Barros-Battesti and Knysak, 1999). Seus estudos, sozinho ou em parceria com Henrique Aragão, resultaram em contribuições valiosas ao conhecimento das espécies de carrapatos que ocorrem no Brasil (Fonseca 1935a,b, Fonseca and Aragão 1952, 1953, Aragão and Fonseca 1952,1953, 1961a,b). Após seu falecimento, a coleção ficou sem manutenção, por falta de um especialista na área no período de 1963 até 1976. Com a admissão da pesquisadora Nélida Margarida Lizaso a coleção foi incluída no acervo do Laboratório de Artrópodes Peçonhentos, permanecendo sob sua responsabilidade de 1976 a 1993. De 1993 até meados de 1995, a coleção ficou novamente sem manutenção. A partir de maio de 1995 até a presente data, a pesquisadora Dra. Darci Moraes Barros Battesti assumiu a curadoria do acervo. Com a reativação do Laboratório de Parasitologia do Instituto Butantan, em fevereiro de 2000, sob a Direção da Dra. Toshie Kawano, a coleção de ácaros retornou ao seu local de origem.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 3.547 registros.

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Lembre-se, esta é uma versão antiga do dataset.  Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Onofrio V (2017): Coleção Acarológica do Instituto Butantan (IBSP). v1.0. Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. Dataset/Occurrence. https://ipt.sibbr.gov.br/sibbr/resource?r=acarosibsp&v=1.0

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr. This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Actinedida; Oribatida; Gamasida; Ixodida; Actinedida; Oribatida; Gamasida; Ixodida

Contatos

Valeria Onofrio
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curadora
Instituto Butantan
Av. Vital Brasil, 1500
05503-900 São Paulo
São Paulo
BR
Dra. Valéria Castilho

Cobertura Geográfica

Dentre os lotes tombados, cerca de 40% são procedentes do Estado de São Paulo e regiões vizinhas.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-57,327, -167,344], Norte Leste [71,525, 80,156]

Cobertura Taxonômica

Actinedida, Oribatida, Gamasida, Ixodida

Subclasse Acari (ácaros e carrapatos)

Cobertura Temporal

Período de tempo em que viveu desde 1931

Dados Sobre o Projeto

Nenhuma descrição disponível

Título Laboratório de coleções zoológicas – lecz

O pessoal envolvido no projeto:

Valeria Onofrio
  • Curador

Metadados Adicionais